Língua Portuguesa do Fundamental I
É com uma enorme satisfação que voltamos às
aulas no dia 27 de janeiro. É bem verdade, que as crianças estavam eufóricas,
querendo contar tudo que haviam vivido durante as férias. O interessante é que
o assunto não havia acabado mesmo sendo as duas últimas aulas do dia e ainda
tinha a novidade do ar condicionado em sala que eles precisavam partilhar as
opiniões.
Logo no primeiro
momento, as crianças que já me conheciam se sentiram muito à vontade para
contar, enquanto os novos fora preciso um empurrãozinho. O interessante é que de fato escola não é só
um ambiente de aquisição de conhecimento, como dizia Paulo Freire “... importante na escola não é só estudar,
é também criar laços de amizade e convivência...”, mas também um local em
que se aprende a conviver.
. Bem, durante a
aula de Língua Portuguesa trabalhamos os combinados de sala e avaliações
diagnósticas, cujo intuito era perceber o nível de conhecimento do aluno em
relação ao conteúdo do ano anterior e por fim uma explanação breve do que os
espera neste ano.
Afirmo que o ano
de 2014 será de grande desafio, pois exigirá deles dedicação, empenho e principalmente
disciplina, mas tranquilizem-se, pois o papel do professor é justamente ajudar
o aluno a fazer essa travessia.
Bem que venha 2014!
Um grande abraço
Profº Josiane
INFORMATIVO
2º ano
O início do ano escolar de 2014
para os estudantes dos 2º anos iniciou com muitas dúvidas, incertezas,
ansiedade, medo e muitas novidades. A vinda para o prédio “grande” como eles
chamam, trouxe muitas expectativas, a qual se podia ver nos olhinhos de cada
um. Mesmo com todas essas emoções, as crianças demonstraram saber lidar muito
bem com elas.
Realizamos no primeiro dia de aula uma dinâmica, chamada “teia”
para aproximar os novos amigos e professores. Nessa dinâmica puderam contar um
pouco de si e assim conhecer os novos e deixar se conhecer. A tão temorosa
PROVA que acontece a partir do 2º ano, já foi tema de discussão em sala, para
que os estudantes se sintam mais calmos e assim consigam demonstrar nas
atividades diagnósticas o que já sabem e o que ainda precisam aprender.
A
partir desta atividade diagnóstica daremos início às atividades pertinentes a
turma, porém olhando para a individualidade, buscando assim o avanço no
desenvolvimento das habilidades de cada um.
INFORMATIVO
3º ano
Todo início de ano as crianças
voltam para o colégio com grande ansiedade. Novos conteúdos, mudanças de
professores, de ambientes e também os novos amigos. Isso tudo contribui para o
crescimento social e intelectual deles. Para compartilhar um pouco de como foi
às férias e conhecer os novos amigos, fizemos uma dinâmica para socialização.
Tivemos também a contação de história “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” para
aquecer nossa memória, e ainda, pudemos realizar atividades diagnósticas, na
qual observamos quais alunos devem sair ou entrar para as aulas de apoio
pedagógico que o colégio oferece. Certamente teremos um ano de muitos estudos,
com um olhar profundo no desenvolvimento das competências e habilidades dos
nossos queridos estudantes.
Desejo que possamos ser grandes parceiros na
educação dessas crianças.
INFORMATIVO
4º ano
É de grande satisfação para mim,
poder estar com essa turma novamente. O ano é novo, portanto as expectativas
quanto aos desafios competentes à turma do 4º ano traz muitas emoções e
ansiedade. É maravilhoso poder sentir a realização deles quanto a ser “grande”,
estar no 4º ano. Para aquecer nosso início de ano, fizemos uma contação de
história “Guilherme Augusto Araújo Fernandes” para reavivar nossa memória,
buscando valorizá-la.
Tivemos também um momento de socialização com uma
dinâmica chamada “teia”, onde cada aluno que já estudava no colégio fazia a
apresentação do outro e consequentemente a interação com os novos alunos. A
cada ano que passa, o aprofundamento de conteúdos acontece de forma mais
sistematizada, exigindo assim, uma rotina de estudos mais intensa, tanto na
escola, quanto em casa. Desejo que este ano possamos desenvolver muitas competências
e habilidades em nossos estudantes.
Desejo também que possamos ser grandes
parceiros na educação dessas crianças.
Professora
Jocimara