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Pertencimento

A sensação de “pertencimento” significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que este nos pertence, para construir uma identidade individual e ao mesmo tempo coletiva de responsabilidades e bem-estar.

Assim começamos 2016, mobilizados para dialogar e agir "pertencendo ao nosso lugar".

Desde o Berçário ao Ensino Médio, crianças, estudantes, profissionais e famílias pensando sobre boas atitudes que demonstram atenção e zelo sobre os espaços e sobre as relações interpessoais.


Na Educação Infantil o acolhimento, o afeto, o reconhecimento de pertencer são marcas reveladas e construídas com as crianças. Marcas essenciais para consolidar uma história viva, respeitosa e poética entre todos.

No Ensino Fundamental e Médio percebe-se que o tornar-se estudante envolve um constante movimento dialético de busca, de flexibilidade, interação, pertencimento e resiliência aos espaços escolares e as relações.

Assim, em todas as turmas, desde o primeiro dia de aula, o Professor Tutor – aquele que é responsável pelas orientações, pela defesa, pela proteção aos estudantes, conversou e irá desenvolver práticas da boa convivência e da boa aprendizagem, evidenciando virtudes, como: respeito, perseverança, o saber ouvir e criticar, entre outras habilidades não cognitivas que influenciam muito o ato de estudar.  Elaboraram combinados em sala de aula, levando o estudante a refletir a respeito de ações, seja no âmbito escolar ou na vida além da escola, utilizando-as como base para as realizações pessoais.

Também foram eleitos representantes de sala, com a responsabilidade de estabelecer um, elo turma/professores/gestão; informar a turma sobre os assuntos importantes; transmitir à turma recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo recebidos da escola; proporcionar a turma um ambiente de amizade e união; trabalhar com a turma o respeito aos combinados construídos por todos.

Neste trabalho inicial consideramos que a família tem um papel importante na educação dos filhos, motivo este que em nossa 1ª Conferência Família e Escola em Construção apresentamos nossa proposta da Escola de Pais para 2016, promovendo assim a articulação dos fazeres e compromissos da escola com a responsabilidade das famílias.

Iniciada toda esta proposta, agora é preciso ser persistente, cumprindo com as ideias e ações para que juntos possamos confirmar o “pertencimento” ao  que escolhemos e desejamos ter como excelência.

Abraços e até breve...
Equipe Administrativa e Pedagógica
Colégio Degraus
Março/2016