Organizamos
nossa Educação Infantil oportunizando o
brincar, os cuidados e o aprender, respeitando o direito à liberdade, à
exploração dos espaços, à brincadeira e à expressão pelos movimentos, palavras,
desenhos, faz-de-conta, bem como o direito das crianças à apropriação e
construção dos conhecimentos e a ampliação do universo cultural.
Em
nossa proposta privilegiamos a infância, a diversidade, a espontaneidade;
estabelecendo uma relação de complementaridade com as famílias, reconhecendo a
criança como sujeito social de direitos.
Queremos
que as crianças exerçam o direito de aprender a ser criança e viver
intensamente essa experiência.
A Educação Infantil em nosso colégio é trabalhada de
maneira a escutar a voz das crianças, propiciando um cotidiano repleto de ações
onde ela possa exercer sua liberdade de expressão e opinião e ter o direito de
tomar decisões em seu proveito, assim oferecemos a elas escolhas para que possam viver experiências diversas.
Enquanto
educadores nos preocupamos com o tempo de se fazer as coisas e “ensinar conteúdos”.
Pensando no currículo e no cotidiano da educação infantil, sabemos que o tempo
de brincar, dos cuidados e do aprender se interrelacionam. Assim, em todos os
momentos a criança aprende e aprendemos com ela.
Pensando na liberdade e nos direitos das crianças, ideais onde estão fundamentadas nossas ações pedagógicas, buscamos atender as diversidades programando experiências para que as crianças possam evidenciar suas ideias e teorias. O papel do educador está em promover provocações de aprendizagens onde a criança possa envolver-se, trazendo à tona sua curiosidade e sua atuação, ora coletivamente, ora em parcerias e ora individualmente.
Em
nosso cotidiano infantil organizamos atividades em pequenos grupos, onde as
crianças possam viver intensamente a atividade que escolheram participar,
assim, as atividades acontecem em ambientes ora coletivos, ora livres, ora
individuais.